Projeto AcampSol



O que é o Projeto AcampSol?
Tendo em vista as ordens do Mestre, à luz de Sua palavra, orientados pelo Espirito de Profecia, onde os cristãos, em hipótese alguma, devem pôr-se em julgo desigual com os não crentes - “Não vos ponhais em julgo desigual com os incrédulos, porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão com a luz e as trevas?”-  2 Co 6:14); e atendendo à  serva do Senhor que, inspirada pelo Espírito Santo, nos orienta e aconselha em forma de mandamento: - “Escolha de Companheiros 
    Deve a juventude cristã exercer grande cuidado na formação de amizades e na escolha de companheiros. Cuidai, para que isso que agora julgais ser ouro puro, não se vos demonstre metal vil. As companhias profanas tendem a pôr empecilhos no caminho de vosso serviço a Deus, e muitas almas são arruinadas por uniões infelizes, quer em negócios quer no matrimônio, com os que não podem nunca elevar ou enobrecer. Os filhos de Deus não devem nunca aventurar-se a pisar terreno proibido. O casamento entre crentes e incrédulos é proibido por Deus. Mas muitas vezes o coração não convertido segue seus próprios desejos, e formam-se casamentos não sancionados por Deus. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 500. 
O apóstolo Paulo envia uma nota de advertência sobre esse assunto para este tempo. "Não vos prendais a um julgo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo? E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário do Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e serei o seu Deus e eles serão o Meu povo. Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e  não toqueis coisa imunda, e Eu vos receberei; e Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso." II Cor. 6:14-18. 
O Senhor proibiu expressamente Seu povo de casar-se com descrentes. Deus sabe o que é melhor para os interesses eternos e para o bem presente da alma. Advirto-lhe que se afaste desse terreno proibido.” Cartas aos jovens namorados, pág. 83-84” - Nasce um sonho. Pensando nos jovens solteiros da igreja, um grupo de jovens da Igreja Adventista de Zumbi 2 - Derson, Frank, Ednelson e Lane – decide fazer um acampamento para os jovens solteiros onde apenas a coordenação do evento poderia ser casada. Assim então, em 2003, foi realizado o I Acampamento para Solteiros com a participação de 29 jovens na Praia da Lua.
Dois anos se passaram e nada mais aconteceu. Porém em 2006, voltamos a sonhar. O acampamento passou a ser chamado de AcampSol. Daí em diante, Deus nos tem feito tornar esse sonho realidade ano após ano.

Temas:
2003 - Ensina-me a Servir
2006 - Escolhas              
2007 - Em busca de...          
2008 - Me Ame se for capaz
2009 - Desafiando Gigantes
2010 - Heróis para Sempre
2011 - O Sonho de Deus     
2012 - O grande Resgate
2013 - Rendido Estou
Desde 2008 temos contado com o apoio de outras igrejas Adventistas da AAmaR e ACeAm, formando assim as equipes: Amarela, Azul, Verde, Vermelha, Laranja e Lilás!!

1.             O que queremos alcançar? Quais nossos objetivos?
*       Propiciar a cada acampante uma maior amizade com o Líder Jesus.
*       Proporcionar ao acampante a alegria de ser um amigo de Jesus levando-o à reflexão espiritual, relacionado com o tema do acampamento.
*       Promover aos participantes a oportunidade de integração com novos amigos, bem como estimular a amizade, unidade e relacionamento afetivos (namoros) entre as equipes participantes.
*       Ensinar a cada acampante a conviver em harmonia e sem rivalidades com outras equipes.
*       Inspirar os acampantes para o serviço a Deus, conservação da natureza e serviços práticos às comunidades.
*       Fortalecer a capacidade mental, física e espiritual através dos eventos do AcampSol.
2. Quais são as metas do AcampSol
Como todos os ministérios da Igreja Adventista do Sétimo dia, o  AcampSol tem por meta alcançar os jovens de nossas igrejas no que tange à conservação e resgate, e evangelização de novos jovens, elevando-os à uma atmosfera mais santa de comunhão com Deus. Assim como desenvolver as faculdades física, mental e intelectual dos jovens envolvendo-os em gincanas e atividade intelectuais; auxiliando e orientando-os a manter seus pensamentos direcionados ao Mestre e gastando energia física nessas atividades, que evitam que os mesmos gastem-nas em atividades que desonrarão a Deus e destruirão o templo do Espírito Santo.
Sabendo-se que o povo de Israel tinha suas festas entre o povo - (Ex.: 34:18-26; Lv 23:4-21, 33-44; Dt 16:1-17) ,  - sempre com o intuito de honrar a Deus e celebrar Seu nome e aproveitando para que houvesse uma inter-relação entre os membros das tribos ( e uma vez foi feito uma festa somente para que os filhos de Benjamim pudessem ter esposas do povo de Israel e não houvesse  mistura de povos. Jz 21) e tendo em vista a difícil interação de jovens de nossas igrejas (de outros distritos ou até do mesmo distrito),  o AcampSol visa fortalecer essa relação social entre os jovens para que não haja miscigenação do povo de Deus.

3. Quais resultados queremos alcançar?
Jovens fortalecidos, restaurados e prontos para salvar outros jovens que precisam de salvação, levando-os a refletir nosso sentido de missão, constrangendo cada um a envolver-se na obra da igreja e áreas sociais, ajudando a comunidade ao nosso redor: Salvação e Serviço!

4. Como o AcampSol se organiza?
Iniciando o AcampSol
1ª etapa: A escolha da Liderança da Sociedade Jovem: A comissão de nomeação da igreja escolhe o a direção do Ministério Jovem da igreja, e os mesmos são responsáveis pela realização do projeto AcampSol. Lembrando que o AcampSol, é somente mais um projeto realizado, hoje, pela Associação dos jovens Adventistas do Zumbi dos Palmares II – AJAZP II
A preparação para a implantação do Projeto AcampSol
Passo 1: Escolha da coordenação do AcampSol:
A escolha da coordenação é feita pela comissão diretiva/executiva da Sociedade jovem da igreja que promove o evento (No caso AJAZP II).
Passo 2: Escolha dos líderes de Equipe:
Cada equipe tem um líder que se responsabiliza pela formação da equipe; A escolha do líder é feita pela comissão diretiva/executiva da Sociedade jovem da igreja que promove o evento (No caso AJAZP II)
Inicialmente os líderes eram todos da IASD de ZUMBI II, porém após 2009, o evento tomou maiores proporções, abrangendo muitas igrejas, tanto da ACeAm quanto da AAmaR, propiciando espaço para novos líderes de outras igrejas, porém imposta a condição de todos jovens líderes, serem ativos e líderes em suas igrejas, não os isentando de suas responsabilidades nas mesmas.
Passo 3: Escolha da Coordenação da equipe:
2 Associados, sendo um homem e uma mulher
1 Secretaria(o)
1 Associado(a) de Comunicação
Esses Líderes podem ser casados ou não.
Cabe a cada líder de equipe formar a coordenação da mesma, ficando a seu critério essa escolha sob a condição de serem jovens ativos, regulares na IASD, membros de sociedade jovem, inscrito na sociedade e registrado no campo local.
Passo 4: Formação da Equipe
Fica a critério de cada líder, sob as seguintes condições:
Todos os membros da equipe devem ser membros ativos e regulares da IASD;
Idade mínima para participar é a partir de 16 anos;
Menores de 18 anos, somente com autorização dos pais e/ou responsáveis;
Todos os integrantes da equipe devem estar devidamente assegurados nos dias do evento;

Passo 5: Divulgação e formalização do tema
O tema do AcampSol é escolhido pela comissão diretiva/executiva da Sociedade Jovem no ano anterior ao AcampSol, sendo que o tema do ano seguinte já é divulgado no encerramento do AcampSol do ano corrente.
A divulgação começa, em massa no lançamento do AcampSol do ano corrente.
Usamos também as redes sociais para a divulgação, sendo que existe um grupo no facebook para que todos os acampantes possam se conhecer antes do evento. As postagens que são colocadas no grupo, por medida de segurança, devem ser passadas ao associado de comunicação da equipe e o mesmo é responsável pela divulgação. Mesmo assim, por questões de segurança e para resguardar a imagem do evento e dos dirigentes do mesmo, só com a autorização do Diretor do evento e seus associados as postagens irão a público.
Passo 6: Definição do Local
A realização do AcampSol, por ser um evento com uma grande quantidade de jovens, precisa de ser feita em um ambiente que possa acomodar todos os acampantes de forma agradável e onde possam ser trabalhadas as atividades físicas, intelectuais, sociais e acima de tudo espirituais.
Passo 7: Regulamento
 O AcampSol, por ser um evento fixo e anual,  já possui um regulamento base, sendo alterados somente alguns itens, que ficam a critério da direção. O mesmo encontra-se no anexo 1.
Passo 8: Resultados
Sabemos que vivemos um conflito cósmico entre o bem e o mal. Esse conflito é real e estamos envolvidos nessa guerra. O Inimigo, sabedor de que somos jovens valorosos e juntos podemos realizar grandes feitos em nome de Deus, tem trabalhado incansavelmente para tirar os jovens do propósito de salvar outros jovens e tem tentado enfraquecer-nos com suas ciladas. Porém, confiamos em um Deus todo poderoso que comanda o universo com suas mãos, e mesmo com todas as artimanhas do inimigo, tem sustentado os lideres e o evento com sua destra fiel.
E ao longo desses nove anos de evento, os jovens têm se fortalecido espiritualmente, tem se relacionado com moças/rapazes adventistas, surgindo inclusive muitos casamentos.
Em números temos:
*      15 batismos;
*      Inúmeros namoros, dos quais, aproximadamente 20, culminaram com casamentos;
*      Média de 30 famílias que foram auxiliadas com cestas básicas;
*      Cerca de 120 pessoas auxiliadas com café da manhã oferecido gratuitamente pelas equipes do evento no período de uma semana, no qual além do alimento físico, ainda recebiam a mensagem do Livro a Grande Esperança;
*      Visitas em hospitais e comunidades, com distribuição de sopa, roupas e folhetos;
*      Cerca de 80 bolsas de sangue, doadas no Projeto Vida por Vidas;
*      Um grupo foi auxiliado através de trabalho evangelístico, e nas dependências do prédio que atualmente é igreja organizada (Igreja Adventista de Nova Conquista II);
*      E incontáveis reavivamentos espirituais de jovens que voltaram transformados pelo poder de Deus. Pois antes do evento, os jovens participam de jejum, vigília, cultos jovens, além de serem desafiados ao estudo da bíblia com livros bíblicos específicos, ano bíblico e livro do ano, estimulando e incentivando assim os jovens a manter contato e comunhão com Deus e sua palavra ampliando seu conhecimento e intimidade com o Senhor.

Conclusão

Sabemos da responsabilidade, como jovens remanescentes, de levarmos a mensagem dos últimos dias para todas as nações; mas principalmente de conservarmos nossos jovens nos caminhos da salvação, pois cremos na verdade de que Jesus está Voltando. Com o intuito de unirmos jovens de nossa fé e promovermos o privilégio que é o matrimônio, temos a satisfação de contemplarmos o milagre que Cristo Jesus tem operado na vida de todas as pessoas que participam deste projeto.
Como instrumentos do Senhor e na condição de criaturas dependentes do Poder Divino louvamos e exaltamos nome de Deus, pois ainda que pecadores e imperfeitos o Senhor através de nossas mãos tem operado maravilhas em nosso meio.

“Até aqui nos ajudou o Senhor, e por isso estamos alegres”